Perguntas Frequentes
Meu filho de 3/4 anos revela um desenvolvimento superior. Deve ser avaliado para se saber se é sobredotado?
Dada a idade pré-escolar da criança, não entendemos que seja benéfico sujeitá-la a um processo de avaliação para possível identificação.
Sugerimos que a avaliação aconteça apenas por volta dos 6-7 anos, quando a criança se encontra já em período escolar. As capacidades que revela, neste momento, denotam uma certa precocidade que, com o tempo e a entrada na escola, pode vir a desacentuar-se.
Cientificamente, há crianças precoces que, mais tarde, não revelam sobredotação e há crianças não precoces que vêm a apresentar sobredotação, havendo igualmente crianças precoces em que se vem a confirmar a sobredotação.
Que adaptações se devem operar no seu contexto educativo para que se mantenha a motivação?
Nas atividades educativas quotidianas, da parte dos adultos, deve haver a preocupação de efetuar alguma diferenciação.
- quer em grau de dificuldade da tarefa no(s) domínio(s) em que a criança revela maior avanço;
- quer pela “distribuição de papeis próprios” no âmbito das atividades realizadas;
- quer ainda, promovendo-se a aceleração, passando a criança a acompanhar um grupo de idade mais avançada.