Ação

Avaliação

É efetuada a identificação e acompanhamento de cada caso através do recurso a dados recolhidos junto das próprias crianças e jovens, dos pais, dos professores, dos colegas e de psicólogos. Para cada perfil há um conjunto de referenciais a ter em conta, seja na procura de melhor orientação e encaminhamento, tanto no plano do desenvolvimento do processo ensino-aprendizagem, como no plano do desenvolvimento pessoal e social da criança ou jovem.

Para este efeito são disponibilizadas no Porto e em Lisboa (em datas a agendar), consultas de avaliação na vertente de Psicologia e na vertente de Psicopedagogia.

Legislação

No âmbito da Sobredotação, existem três documentos, na legislação portuguesa, que podem ser referenciados e utilizados em prol dos estudantes com elevadas capacidades:

  • Decreto-Lei nº54/2018, de 6 de julho
  • Decreto-Lei nº55/2018, de 6 de julho
  • Despacho Normativo nº6/2018, de 12 de abril
  • Portaria n.º 223-A/2018, de 3 de agosto

Intervenção

Na Escola

Ajudamos e orientamos as escolas e docentes, através da implementação de estratégias pedagógicas diversificadas e adequadas ao perfil do aluno, privilegiando o seu desenvolvimento pessoal e social. Providenciamos ações dinâmicas de formação e sensibilização junto de docentes, tendo em vista a capacitação de profissionais da educação na temática da Sobredotação.

Em Família

Oferecemos apoio e orientação a famílias, através de consultas no âmbito da psicologia e psicopedagogia e/ou contacto eletrónico (através de newsletters informativas sobre legislação, direitos das crianças/jovens, atuações a privilegiar e ações a desenvolver). São também organizados encontros/reuniões de pais quer para abordagens formativas, quer para partilha de questões, dúvidas e vivências.

Projetos

Como parte da sua missão e de forma a contribuir para uma educação de qualidade para crianças e jovens sobredotados, a APCS desenvolve vários projetos de forma a investir nas capacidades destas crianças e jovens.

Para saber mais sobre os nossos projetos, explore o mapa.

Projeto Investir na Capacidade

Lisboa Leiria Nelas Porto Gaia Pedrouços

Formação

Os decisores políticos, os gestores, os professores, os pais têm de assumir as questões relativas à motivação e estimulação destas crianças e jovens. Exigem o conceito de excelência individual e de realização pessoal, o direito de cidadania, o seu sentido do avanço construtivo e solidário da humanidade e do bem comum. São potenciais a engrandecer pelo estímulo, pelo reconhecimento e orientação baseada em valores, de forma a, realizando-se, servirem a construção, o progresso e bem-estar da humanidade.

A APCS disponibiliza-se para oferecer apoio às escolas e para efetuar a formação de professores, de norte a sul do país. Tendo vindo a responder a pedidos de formação da parte de:

  • Associação de Pais
  • Centros de Formação
  • Diretores de Agrupamento ou Escolas
  • Professores

Em modalidades diversas: ações de curta ou de longa duração, neste caso creditadas pelo CCPFC-ME. A formação de pais das crianças que frequentam as Atividades de Enriquecimento, englobada nos cronogramas relativos às Atividades do PIC, tem-se revelado de grande oportunidade e interesse.

Eventos Científicos

Participação na 1.ª Conferência Temática da ECHA, em Dubrovnik.

Outubro de 2019

Participação no Congresso Celebrativo dos 25 anos do CEDET, em Lavras, Minas Gerais, com a participação de elementos do PIC-LEIRIA, PIC-NELAS, PIC-LISBOA, para além do Centro Técnico.

Setembro de 2018

Participação no Congresso da Aneis, em Braga, com várias comunicações levadas a efeito pelo Centro Técnico da APCS e coordenação dos PIC-GAIA e PIC-PEDROUÇOS.

Maio de 2018

Participação na 16ª Conferência da ECHA, em Dublin.

Agosto de 2018

Conferência, promovida pela FECAP, “Sobredotação: Mitos e Realidades”, no Auditório Horácio Marçal, em Paranhos.

Abril de 2016

Conferência na ESE de Coimbra, sobre o tema “Sobredotação”

Março de 2016

Conferência sobre o tema “Aceleração” no X Encontro do CEDET/ASPAT, em Poços de Caldas, Brasil, a convite da Professora Zenita Guenther.

Setembro de 2015

Sessões de formação de professores, no Espaço Professor (Porto Editora), no Porto com o lançamento do livro “Será o meu filho sobredotado?”

Outubro de 2015

Organização, em parceria com a Câmara Municipal de Gaia e a ESEPF, o X Encontro da APCS e II Encontro PIC nacional, no Parque Biológico de Gaia.

Maio de 2015

Sessão de formação, em Mangualde, a convite do Centro de Formação de Professores EDUFOR, através de videoconferência, difundida para Portugal e Espanha, na qual participou Helena Serra e a equipa do PIC – Nelas; na ESE de Castelo Branco; no ISCIA, em Aveiro.

Maio de 2014

Formação/Aula Aberta efetuada na ESEPF, por iniciativa conjunta, com a Professora Zenita Guenther.

Novembro de 2013

Organização, em parceria com a UCP de Viseu, do Seminário Internacional sobre Necessidades Educativas dos Alunos Sobredotados, em Lisboa.

Outubro de 2013

Organização do Seminário Internacional Sobredotação: Mitos e Rumos, em Lisboa, em parceria com a ESEPF.

Outubro de 2013

Participação, com comunicação, na Reunião Pediátrica de Viana do Castelo – II Encontro de Pediatria Comunitária do Minho, a convite do Serviço de Pediatria do Hospital de Viana do Castelo.

Abril de 2013